Photo by Anne Guedes

terça-feira, 12 de abril de 2011

À procura de um GO

Informação Importante!  Go = Ginecologista Obstetra

Toda mulher passa anos de sua vida visitando seu gineco e fazendo exames preventivos para estar saudável quando resolver engravidar, não é mesmo?

Então, como não queríamos começar tentar sem ter certeza de que estava tudo certinho comigo... liguei para a clínica na qual me consultava durante mais de dez anos para descobrir que meu médico querido e adorado tinha deixado de atender plano de saúde.

Poxa, bem nessa hora!!!

Não tive outra saída, lá vai eu encontar um novo gineco. Pergunta aqui, pergunta ali...
Marquei uma consulta. Quando fui atendida e falei o porquê estava ali, o médico foi prático (diga-se de passagem), fez meia duzias e perguntas e concluiu: Ok, você parece saudável! É só tentar. Boa sorte! Próximo!!!

Como assim??? Sai do consultório e fiquei com uma pulga atrás da orelha. Cheguei em casa, fui procurar na internet. Pesquisei em vários site e todos relacionavam uma lisitnha básica de exames pré-gravidez.



O check-up antes de engravidar
Por Rachel Campello


A lista de exames que os médicos pedem quando a mulher resolve engravidar é exatamente a mesma que deve ser feita quando se descobre que o bebê está a caminho. Antes da concepção, no entanto, ela serve como um grande sinalizador das áreas que merecem mais atenção. Assim, se for detectado algum problema, é possível corrigi-lo e engatar uma gestação sem riscos nem estresse.

Hemograma completo
Detecta anemia e infecções. Durante a gestação, ele será pedido mensalmente, afirma o ginecologista e obstetra Marco Antônio Lenci, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Glicemia Útil para detectar intolerância à glicose e diabete. Ele será repetido na 26ª semana de gravidez, quando o corpo apresenta mais dificuldade para assimilar o açúcar.

Sistema ABO e fator Rh
Verifica o tipo de sangue e se o fator Rh é positivo ou negativo. Caso a mulher seja Rh negativo e o homem Rh positivo, há o risco de o corpo dela produzir anticorpos contra o sangue do bebê. Os médicos conseguem impedir essa resposta do organismo lançando mão de medicamentos específicos.

HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana)
Mostra a presença do vírus que causa a Aids. Se positivo, a decisão de engravidar deve ser discutida com o médico.

Sorologia para rubéola
Avalia se a mulher tem imunidade contra o vírus da rubéola (extremamente grave para o feto), adquirida por vacina ou por ter tido contato com a doença.

Reação para toxoplasmose  Acusa se a mulher já teve infecção causada por esse protozoário.

VDRL Essa é a sigla em inglês para venereal disease research laboratory, que, em tradução livre, significa algo como pesquisa laboratorial de doença venérea. Como o nome denuncia, é útil para detectar problemas como a sífilis. A bactéria por trás desse mal, a Treponema pallidum, pode provocar aborto, parto prematuro e malformações no feto.

Sorologia para hepatite B e C Mostra a presença dos dois tipos de vírus.

Sorologia para citomegalovírus Indica se a paciente já foi infectada ou não pelo vírus.

Urina Revela a presença de uma eventual infecção urinária, que pode ser fatal para o feto. Deve ser realizado com a primeira urina da manhã ou após três horas sem urinar, quando o líquido atinge a concentração adequada para ser examinado.

TSH - T4 livre Verifica o funcionamento da glândula da tireoide.

Fezes Verifica se há parasitas no intestino. O ideal é realizar em três dias diferentes, para os resultados serem mais exatos.

Bem... depois dos meus achados na internet, descartei aquela consulta.
Liguei para outras clínicas e a resposta se repetia: Sua primeira consulta? Só para o próximo mês!Nem pensar! Depois de um mês para me decidir  e mais dois meses para encantamento do Andy, eu não poderia esperar tannnntooo tempo. Na impulsividade, liguei para o meu antigo, delicado, atencioso GO e marquei uma consulta particular.


O Camimho da Cegonha

Tudo aconteceu como eu sonhei. Fui muito bem recebida, ele me explicou o porquê de cada exame, me deu amostras de ácido fólico e um guia para gestante - O caminho da Cegonha, além de mandar eu controlar minha ansiedade explicando:


"Se vocês estiverem 100% saudáveis e tiverem relações em dias alternados durante o período fértil, vocês terão 20% de chances de engravidar."


Como assim??? (di novo)  Só 20%??
Fazer o quê, desta vez eu tinha confiança no médico.


Então bora fazer os exames, mas não antes de arrancar uma indicação de um GO que atendesse o meu plano, já que não faria sentido pagar o plano e consulta particulares ao memso tempo. 
Nada mais justo, afinal ele tinha me abondonado e agora deveria me indenizar.... hehehe

Ps: O GO indicado pelo meu queridíssimo, e agora, ex-gineco, teria uma vaga para primeira consulta não-gestante para daqui a seis meses!!! Deve ser bom, consulta marcada!


Nenhum comentário:

Postar um comentário