Photo by Anne Guedes

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Hipotireoidismo ???

Alguns dias depois de levar algumas agulhadas, recebi os exames por e-mail. No rodapé da página dizia que a pessoa indicada para interpretá-los era exclusivamente o médico que as solicitou. Óbvio, né?

Não, não era óbvio!!! Meu retorno estava agendado para a semana seguinte e eu não poderia aguardar até lá para saber se realmente estava tão saudável quanto aquele primeiro médico viu na sua bola de cristal.

Vamos lá! Exame por exame fui comparando aos valores referenciais que acompanhavam. Normal... normal... muitos normais... até que encontrei um alterado e muito alterado. Um tal de TSH. O valor referencial era 0,350 - 5,500 e o meu resultado era 27,604.
Ai meu Deus! O que eu tenho? Já tô me sentindo mal... hehehe
Mas o que significa ter um TSH elevado?

Google pra quê te quero!  .... TSH elevado... enter

Cliquei no primeiro link que apareceu e lá estava minha sentença.



Hipotireoidismo
Portal Endocrino  


O que é hipotireoidismo?Hipotireoidismo é um distúrbio que cursa com a falta de hormônio da tireóide ("tireóide preguiçosa"). O hipotireoidismo é a doença mais comum da tireóide. Ocorre mais freqüentemente em mulheres que em homens, é mais comum em pessoas de mais idade, e pode ter uma característica familial (atingir vários membros de uma mesma família).

Quais são os sintomas do hipotireoidismo?O hipotireoidismo pode ter vários sintomas, visto que os hormônios da tireóide são importantes para regular o funcionamento de praticamente todos os órgãos e sistemas do corpo. Quando os níveis de hormônios tireoidianos (T3 e T4) se tornam anormalmente baixos por algum motivo, todos os processos do corpo se tornam mais lentos. Por isso, os sintomas do hipotireoidismo incluem:
  • cansaço excessivo;
  • desânimo, ou até mesmo depressão;
  • raciocínio lento;
  • fala arrastada;
  • sensação de frio excessivo;
  • ganho de peso (geralmente, em torno de 3 a 5 Kg);
  • pele seca e cabelos finos e quebradiços;
  • inchaço nas pernas ou ao redor dos olhos;
  • pouca sudorese;
  • intestino preso e digestão lenta;
  • irregularidade das menstruações (às vezes, sangramento excessivo);
  • infertilidade;
  • batimento lento do coração (menos que 60 batimentos por minuto);
  • aumento do colesterol.

Ahhh... Bem que eu falei pra Carol (do Bilíngue) que tava me sentindo down!

Cansaço? Ahã... Desâmino? Ahã... Ganho de peso? Com certeza! Cabelo quebradiço? Ahã... Intestino preso?Ahã... Infertilidade? O queeeeeeeeê? Como assim? Não pode!

Infértil... eu? Não!!!.... buáááááááá... Chorei uma noite inteira com meu próprio diagnóstico.
Uma semana depois...

Com uma guia de encaminhamento do meu GO na mão, liguei para TODOS os endocrinologistas do meu livrinho do plano de saúde e a resposta você já sabe: Primeira consulta? Plano de saúde? Só para o próximo mês!


Iria eu esperar um mês? Nãããooo. Insisti até que consegui um encaixe para alguns dias depois.


No consultório da endocrino, ela fez aquelas perguntinhas básicas de rotina e eu com toda minha inquietação. Pacientemente, a médica me explicou que eu tinha hipotireoidismo devido à uma inflamação na glândula da tireóide chamada doença de Hashimoto e que o tratamento era para toda vida.

Mas eu posso engravidar?


Não no momento. Eu precisaria primeiro controlar meu TSH. Por segurança uma pessoa com hipo deve controlá-lo entre 2 - 2,5. Meu exame apontava 27,0, quanto tempo levaria para chegar nesse nível? Sem resposta. Deveria tomar o medicamento e repetir o exame em 4 semanas.
Quatro semanas depois...

Acordar cedo, jejum, tirar sangue, esperar três dias pelo resultado.
Eis um e-mail do laboratório: TSH igual 4,5. Uhulllll controlado.... Pera, pera... Ainda não...

Me restava aguardar mais 4 semanas para re-repetir os exames.

Nenhum comentário:

Postar um comentário